Quando devo procurar um psicólogo?

21-09-2023

Consultar um psicólogo é uma decisão individual e deve ser uma escolha quando se trata de sua saúde psicológica. Aqui estão algumas situações em que pode considerar procurar a ajuda de um(a) psicólogo(a):

Problemas emocionais de longo prazo

Se sentir emoções como tristeza profunda, ansiedade constante, raiva descontrolada ou medo excessivo, e estes sentimentos persistirem por um longo período de tempo, pode ser benéfico procurar ajuda profissional.

Dificuldades nos relacionamentos

Se vive conflitos constantes com familiares, amigos, parceiros ou colegas de trabalho e está a afetar negativamente a sua qualidade de vida e bem-estar emocional, um(a) psicólogo(a) pode ajudar a entender e lidar melhor com estas questões.

Trauma e eventos stressantes

Se passou por um evento traumático, como a perda de um ente querido, um acidente ou qualquer situação stressante que tenha causado sofrimento emocional significativo por algum tempo, um(a) psicólogo(a) pode ajudar na recuperação e no processo de lidar com a situação.

Mudanças significativas na vida

Grandes mudanças como mudar de emprego, mudar de cidade, divorciar-se ou reforma podem causar stresse e ansiedade. Com a ajuda psicológica gere melhor as transições e fornece suporte emocional.

Problemas de saúde mental

Se apresenta sintomas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, distúrbios do sono ou qualquer outro distúrbio mental, um(a) psicólogo(a) pode ajudar a tratar e lidar com estes problemas.

Autoconhecimento e crescimento pessoal

Mesmo que não esteja a passar por uma crise específica, a terapia pode ser benéfica para aprofundar a autoconsciência, melhorar as habilidades de comunicação, desenvolver resiliência emocional e alcançar maior crescimento pessoal.


Lembre-se:

que procurar a ajuda de um psicólogo não significa que é fraco ou incapaz de resolver os seus problemas. Pelo contrário, é um passo corajoso para cuidar de sua saúde mental e emocional. Se estiver a passar por alguma das situações acima ou tiver dúvidas sobre seu bem-estar emocional, considere consultar um(a) psicólogo(a).